VTEM SlideshowVTEM SlideshowVTEM SlideshowVTEM SlideshowVTEM Slideshow
Critérios Girassol

O Girassol adota os seguintes cuidados para oferecer uma alimentação equilibrada, energética e saudável:

Nossos ingredientes são prioritariamente orgânicos: esses alimentos são mais saborosos, preservam as propriedades nutricionais, não estão contaminados com agentes químicos, além de causarem menor impacto ao meio ambiente.

A maioria das verduras folhosas, legumes e raízes são orgânicas: não fazemos uso em espécie alguma dos seguintes alimentos da agricultura convencional: tomate, batata inglesa, morango e outros que podem conter uma carga maior de agrotóxicos.

Não aos transgênicos: estes alimentos sofreram alterações em seu DNA o que altera suas informações originais, podendo causar danos à saúde. Na sua produção ocorrem desequilíbrios no meio ambiente.

Valorizamos as preparações vivas: esses alimentos possuem um alto potencial de energia vital, pois suas enzimas estão ativas. Para isso são consumidos crus, hidratados, germinados (como brotos) ou desidratados em baixa temperatura.

Os nossos cardápios são elaborados de uma forma variada e equilibrada, permitindo que o usuário possa organizar a sua dieta, balanceando todos os nutrientes necessários ao bom desempenho do organismo.

As leguminosas são colocadas de molho: dessa forma elas entram em processo de germinação, propiciando uma diminuição da acidez, o que facilita a sua digestão e a assimilação dos seus nutrientes.

Cozinhamos com água filtrada com carvão ativado: para evitar a contaminação com o cloro.

Para substituir a proteína da carne animal, utilizamos lacticínios (queijo minas, ricota e iogurte), tempeh, queijo de soja, algas marinhas, spirulina, cogumelos, frutos e sementes oleaginosas hidratadas (castanha-do-pará, castanha de caju, amêndoa, amendoim, coco, linhaça e gergelim), leguminosas germinadas (soja, grão de bico, lentilha, ervilha, feijão azuki, feijão verde, feijão fradinho e outros), cereais hidratados (aveia em grão, trigo em grão, cevadinha em grão, trigo sarraceno, quinua e amaranto) e brotos (girassol, alfafa, quinoa, trigo em grão e moyashi).

Os alimentos utilizados são 100% integrais: são fontes de nutrientes e fibras, com estruturas moleculares equilibradas para o bom funcionamento do organismo.

Utilizamos sal marinho: ao contrário do sal refinado é rico em sais minerais, inclusive magnésio. No entanto deve ser utilizado comedidamente para não interferir no equilíbrio iônico sódio/ potássio do organismo. Níveis moderados de sódio contribuem para uma dieta saudável.

Utilizamos azeite extra virgem: o óleo extra virgem prensado a frio, extraídos sem utilização de processos químicos e de altas temperaturas, preserva a estrutura original das moléculas. O uso correto dos óleos essenciais promove a produção de hormônios e regula o metabolismo.

Não fazemos uso de frituras: os óleos submetidos a altas temperaturas oxidam muito rápido o que aumenta a produção dos radicais livres.

Não fazemos uso do açúcar branco: utilizamos mascavo, mel, frutas desidratadas ou o sabor da própria fruta fresca.

Não utilizamos a carne de soja texturizada, nem a carne de glúten: esses alimentos, embora muito utilizados na dieta vegetariana, podem provocar acidez no organismo e processos alérgicos.

Não fazemos uso de produtos industrializados: como creme de leite, leite condensado, gorduras hidrogenadas, maioneses e outros contaminados com resíduos tóxicos que degeneram o organismo.